DR JOSE EDUARDO MARGOTO- GINECOLOGISTA

Climatério é o período de transição entre a fase reprodutiva, quando a mulher ainda menstrua, e o início da fase não reprodutiva, quando ocorre a última menstruação da vida (menopausa).

O climatério geralmente ocorre entre 40 e 50 anos de idade. Após os 40 anos de idade há uma queda gradual da taxa de hormônios no corpo da mulher. É um processo natural dessa nova etapa de vida.

O climatério não é sinônimo de envelhecimento e sim de amadurecimento e sabedoria da mulher.

Nessa nova fase ocorrem alterações da menstruação, alterações da pele, os cabelos ficam mais finos e quebradiços.

No climatério ocorre também alteração da distribuição da gordura corporal que passa a se concentrar mais no abdômen.

O risco de orteopenia/osteoporose aumenta, aumentando também o risco cardiovascular.

50% a 70% das mulheres podem ter sintomas no climatério como alteração do humor, insônia, redução da libido e fogachos ( calorões que sobem pelo rosto).

Climatério

Qual é o médico que trata o climatério?

O médico que trata a paciente no climatério é o Ginecologista porque as alterações hormonais tem como causa a falência ovariana. Dr. José Eduardo Margoto é ginecologista e mastologista há 30 anos. É especialista também em ultrassonografia tendo realizado mais de 400 mil exames de ultrassom.

Dr. José Eduardo Margoto

Climatério tem tratamento?

Uma das principais coisas a serem feitas no climatério é a mudança do estilo de vida.

O exercício físico e a alimentação saudável diminuem muito os sintomas que poderão vir.

A redução do estresse e técnicas de relaxamento como ioga e o mindfulness também são aliados na melhora dos sintomas.

Evitar o consumo de álcool , não fumar e aumentar o consumo de água ( para melhorar o ressecamento das articulações e a lubrificação vaginal) são fundamentais nessa nova fase.

Tomar banho de sol aumenta a produção de vitamina D que introduz o cálcio para dentro do osso prevenindo a osteoporose. É na pele que o sol ativa a transformação da vitamina D para uma forma ativa.

Tenho que usar hormônios no climatério?

A terapia de reposição hormonal é o tratamento mais atual para os sintomas do climatério, quando bem indicada. Existem várias formas de repor hormônios.

Essa reposição hormonal tem que ser acompanhada por um ginecologista experiente, através de exames de imagem e exames de laboratório.

O objetivo da terapia hormonal é repor os hormônios que estão em baixa, o que ocorre naturalmente após os 40 anos.

Climatério

Como fazer a reposição hormonal?

Existem várias formas de fazer reposição hormonal. Pode ser através de comprimidos, adesivos, gel e implante hormonal.

Os hormônios em forma de comprimido são sintéticos e tem mais risco para o paciente. As outras formas de reposição citadas são hormônios naturais iguais a do corpo da mulher, por isso são mais indicados.

O adesivo e o gel não tem muita adesão pelo paciente. Geralmente ele esquece de usar algumas vezes e desiste do método depois de um  tempo.

O implante hormonal, que é feito na nádega através de anestesia local,  tem uma grande comodidade para a paciente; uma vez colocado dura até um ano e a liberação de hormônios é diária e bem regular.

Climatério

Com que idade devo procurar um médico ?

Após os 40 anos deve-se procurar um médico ginecologista para a orientação e acompanhamento, pois o climatério está por vir. É uma nova fase da vida da mulher em que começa a ocorrer desiquilíbrio hormonal, com queda gradual dos hormônios. Dr josé Eduardo Margoto é médico ginecologista, mastologia e também especialista em ultrassonografia há 30 anos, tendo se dedicado exclusivamente ao tratamento dos pacientes no climatério/menopausa, tendo ótimo resultados com o implante hormonal.

Fontes:

https://www.einstein.br/doencas-sintomas/menopausa-e-climaterio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *