
Uma das queixas mais comuns das mulheres no climatério é a falta de libido, ou seja, falta do desejo sexual. Este fato está relacionado, em parte, com a diminuição dos hormônios testosterona, estrogênio e progesterona, uma vez que nesta fase os ovários deixam de produzi-los.
O fator psicológico também influencia nesta questão. “A menopausa inaugura uma série de mudanças significativas no corpo, dando sinais de que esta envelhecendo, e isso pode ser vivenciado negativamente pela mulher que, ao não mais se sentir desejável, rejeita as mudanças e passa a construir uma autoimagem negativa. Tudo isso certamente implicará no modo com que ela vive sua sexualidade”.
Muitas vezes a mulher se sente culpada por não corresponder às expectativas do parceiro. Ela não entende muito bem o que está acontecendo consigo mesma, o porquê da falta do desejo sexual e, às vezes, até convive com a fantasia de que será abandonada. Achar-se feia, não desejável e impotente para lidar com a situação pode minar sua autoestima.
O uso de medicamentos controlados, tais como antidepressivos e ansiolíticos (para diminuir a ansiedade) também colaboram para a falta do desejo sexual.
Muitas mulheres se sentem envergonhadas ao conversar sobre, ate mesmo com seus médicos.
Que medico procurar para tratar a falta do desejo sexual no climatério/menopausa?
O médico especialista em menopausa é o Ginecologista.
Dr. José Eduardo Margoto é ginecologista, com consultório em Vila Velha. Tem se dedicado a pacientes no climatério e menopausa, tendo ótimos resultados na terapia de reposição hormonal, principalmente com implantes.
Dr. José Eduardo Margoto é especialista em ginecologia/obstetrícia e mastologia atuando há 30 anos. É especialista também em ultrassonografia tendo realizado mais de 400 mil exames de ultrassom.

O que é libido?
Libido é o desejo sexual que é em grande parte controlado por hormônios. Nas mulheres, os hormônios femininos e masculinos, conhecidos como andrógenos, são responsáveis por esse feito. Se ocorrerem alterações hormonais, a libido da mulher varia de intensidade podendo ocorrer a falta do desejo sexual.
Podemos observar isso com o ciclo menstrual, pois a libido aumenta na época da ovulação. Biologicamente, isso faz sentido, porque a fertilização e, portanto, a reprodução só pode ocorrer durante esse período.
A sexualidade e uma necessidade para mulheres e homens. A sexualidade é percebida com todo o corpo e influencia o bem-estar físico e mental. Assim, a libido e a sexualidade desempenham um papel importante ao longo da vida.
A influência dos hormônios não é o único fator; personalidade individual, preferências e experiências também são importantes. A sincronia na cama com seu parceiro, bem como as circunstâncias externas da vida, a família, o estresse, também influenciam a sexualidade de uma pessoa. Portanto, a sexualidade é muito diferente para cada pessoa e muda constantemente ao longo da vida.

Que medico procurar para tratar a falta do desejo sexual no climatério/menopausa?
Após os 40 anos de idade começa uma instabilidade hormonal que ocasiona um distúrbio menstrual. É o climatério iniciando.
Em torno de 50 anos de idade ocorre a parada definitiva da menstruação. É a menopausa que chegou.
Cerca de 70% dos pacientes vão ter sintomas como os fogachos ( calorões que sobem pelo rosto), a insônia, a instabilidade de humor e a ansiedade. Uma grande parte das mulheres vai ter a falta do desejo sexual, a LIBIDO cai.
Nessa nova fase da vida, o paciente deve procurar um ginecologista para o tratamento da menopausa, de seus sintomas, de seus riscos e para a melhora da libido, tendo assim melhor qualidade de vida.

Por que ocorre a falta do desejo sexual na menopausa?
A queda dos hormônios testosterona, estrogênio e progesterona na menopausa levam a queda do desejo sexual.
O desejo sexual também é influenciado por fatores psicológicos dessa nova fase. A mulher tem à percepção do envelhecimento e muitas mulheres se sentem menos atraentes e insatisfeitas com seu corpo. Muita das vezes ela se sente culpada por não corresponder as expectativas do parceiro. O ressecamento vaginal e a irritabilidade também leva a falta de desejo sexual.
Como melhorar a libido na menopausa?
Manter um estilo de vida saudável é ideal para aumentar a libido durante a menopausa. Trata-se de um conjunto de ações que podem melhorar o seu dia e a sua qualidade de vida:
A libido na mulher tem fatores hormonais e não hormonais.
- Pra tratar os fatores não hormonais existem várias alternativas como:
- Dieta saudável
- Prática de atividade física
- Técnicas de relaxamento como ioga e meditação
- Autoconhecimento
- Reduzir o estresse

Quais os benefícios do sexo na menopausa?
- Melhora a auto estima.
- Melhora a relação do casal
- Melhora a flora vaginal
- Melhora a ansiedade.
- Melhora o trofismo vaginal e sua lubrificação.
Como ter um sexo normal na menopausa?
A reposição de hormônios principalmente a testosterona é fundamental no retorno da libido.
Medidas alternativas como dieta equilibrada, prática de exercícios físicos, autoconhecimento e redução do estresse ajudam na melhora do desejo sexual junto com a terapia hormonal.

httpss://istoe.com.br/vida-sexual-pos-menopausa/
Fontes: