DR JOSE EDUARDO MARGOTO- GINECOLOGISTA

Implantes Hormonais

Implantes hormonais são pequenos tubos de silicone de +/- 4 cm, que contém hormônio no seu interior.
Os tubos são colocados na gordura da nádega do paciente sobre anestesia local. O procedimento dura no máximo 20 minutos e é muito tranquilo.

Na menopausa são colocados de seis a 10 tubinhos, bem próximos. Cada tubo contém um tipo de hormônio, sendo os hormônios utilizados na menopausa o estrogênio, a testosterona e a gestrinona. A avaliação de qual hormônio vai ser utilizado vai depender dos exames laboratoriais, exames de imagem e da queixa clínica do paciente.

O estrogênio e o principal e mais importante hormônio da mulher. E o hormônio da beleza feminina. Sua deficiência aumenta diversos risco para a saúde alem de causar vários sintomas.

Qual o médico ideal para colocação de implante hormonal?

A reposição hormonal na mulher é uma área específica da ginecologia; tanto na contracepção quanto no climatério.
Dr. José Eduardo Margoto é ginecologista há três décadas, é também mastologista e ultrassonografista; já fez mais de 2000 partos e cerca de 400.000 ultrassonografias nesses 30 anos de medicina.

Dr. José Eduardo Margoto

Quais as vantagens dos implantes hormonais em relação aos outros métodos de Reposição de hormônios?

Os métodos de reposição de hormônios são os medicamentos orais, o adesivo, o gel e o implante hormonalA vantagem do implante em relação ao medicamento oral é que no implante hormonal o hormônio é o idêntico ao produzido pelo corpo da mulher, diferente do oral que é hormônio sintético, o hormônio não passa pelo fígado como o da via oral, portanto não sofre modificações aumentando o risco.

A vantagem do implante em relação aos adesivos e gel é que não tem risco de esquecimento de uso, já que é implantado no glúteo. O esquecimento de uso é a maior causa de desistência dos métodos de uso tópico.

A vantagem maior do implante em relação aos outros métodos é a comodidade de não usar comprimidos todos os dias, de não usar gel e adesivo, que é um pouco desconfortável.
Lembrando que a troca do implante hormonal é feita a cada ano.

No implante a liberação de hormônios e feita direto na corrente sanguínea sendo diária e em baixas doses. O hormônio liberado não passa pelo figado, portanto causando menos riscos para o paciente.

Os implantes hormonais liberam uma pequena quantidade de hormônio diariamente na corrente sanguínea. O tratamento é individualizado e, apenas após uma avaliação da paciente, a escolha dos hormônios e a sua dosagem é definida.


Quais hormônios são usados no implante hormonal?

O implante hormonal antes dos 40 anos pode ser usado como contraceptivo, para evitar a gravidez. Nesses casos usa-se somente um tubo de silicone com o hormônio chamado nestorone ou nomegestrol, que é trocado a cada 6 meses. Pôde-se usar também a gestrinona com indicações específicas, como a endometriose. Após os 40 anos, quando começa o climatério e na menopausa, quando não se menstrua mais, os hormônios utilizados são o estrogênio, a testosterona e a gestrinona, em alguns casos específicos.

Implantes Hormonais

Dr Jose Eduardo Margoto e ginecologista há 30 anos e tem se dedicado a reposição hormonal no climatério/menopausa dando grande ênfase ao uso de implante hormonal, devido a sua comodidade e segurança.

Dr. José Eduardo Margoto

O que é o Chip da Beleza?

Chip da Beleza foi assim chamado por que alguns pacientes que usavam implante do hormônio Gestrinona para tratamento de endometriose observaram aumento da massa magra e redução da gordura corporal. Baseado nisso algumas modelos e influenciadoras começaram a utilizar esse implante de Gestrinona para embelezar o corpo e se manter “em forma”.

O implante hormonal foi muito difundido na ultima década devido a sua praticidade:; é uma via de liberação de hormônios regular e constante, de longa duração.

O uso de medicação na forma de implante e uma grande tendência mundial devido ao baixo risco e grande comodidade para o paciente.

Hoje existem implantes absorvíveis em forma de comprimidos que também são usados em homens para repor hormônios.

Veja também:

httpss://pebmed.com.br/category/endocrinologia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *