DR JOSE EDUARDO MARGOTO- GINECOLOGISTA

O climatério é o período de transição entre a vida reprodutiva e não reprodutiva da mulher. Geralmente ocorre após os 40 anos de idade. Nessa fase ocorre  a instabilidade de hormônios, em que a reposição hormonal se faz necessária quando bem indicada por um ginecologista.

 Os sintomas do climatério e menopausa não são unânimes, sendo que muitas mulheres passam por essas fases sem alterações significativas que prejudiquem as suas vidas. No entanto, pacientes que apresentam esses sintomas de maneira intensa e constante podem ter uma queda importante na qualidade de vida, o que justifica uma intervenção medicamentosa.

O primeiro sinal é a irregularidade menstrual. Devido a instabilidade hormonal dessa fase, o ciclo menstrual passa a ficar curto, por exemplo de 20 em 20 dias; com a queda hormonal, após alguns meses ou anos, o ciclo menstrual passa a ficar longo, por exemplo de 50 em 50 dias; até parar de vez, em torno de 50 anos, o que chamamos de menopausa.

Junto com alteração do ciclo menstrual podem ocorrer alteração do humor, irritabilidade e insônia.
Depois vem os fogachos ( os calorões) e a queda da libido em até 70 % dos pacientes.
Nessa fase é importante procurar um ginecologista para o tratamento e orientação.

Terapia de Reposição Hormonal

Qual o médico que devo consultar para ver se há necessidade de terapia de reposição hormonal?

O médico especialista em reposição hormonal é o Ginecologista.

Dr José Eduardo Margoto é o médico Ginecologista da reposição hormonal no ES. Atende atualmente no consultório na cidade de Vila Velha,  dentro do shopping Praia da Costa,  na clínica da Dra Natália Nascif.

Dr. José Eduardo Margoto é especialista em ginecologia/obstetrícia e mastologia atuando há 30 anos. É especialista também em ultrassonografia tendo realizado mais de 400 mil exames de ultrassom.

Dr José Eduardo Margoto

Como tratar a falta de hormônios na menopausa?

  • Existem cuidados a serem tomados que reduzem os sintomas e que são fundamentais. Os mais importantes são:
  • Evitar bebida alcoólica
  • Não fumar
  • Ingerir bastante água durante o dia
  • Praticar exercícios físicos no minimo 3 vezes na semana.
  • Ter uma dieta equilibrada com pouco carboidrato
  • Tomar sol principalmente no período da manha.

Esses cuidados amenizam os sintomas, mas não repõem a falta de hormônios.
A reposição através de hormônios é muito importante na menopausa, principalmente abaixo dos 60 anos de idade , em que os benefícios são maiores do que o risco.

A reposição visa repor os hormônios que estão em falta no climatério como o estrogênio e a progesterona.

Quem não pode fazer terapia de reposição hormonal?

A terapia de reposição hormonal tem algumas contra indicações, como por exemplo:

  1. Câncer de mama
  2. Câncer de endométrio
  3. Pacientes que já tiveram derrame, infarto ou trombose
  4. No sangramento vaginal de causa desconhecida
  5. Lúpus eritematoso sistêmico
  6. Doença hepática como hepatite e cirrose

 O ideal é que a indicação do tratamento seja feita após uma avaliação individualizada do quadro de saúde da paciente, sempre considerando os possíveis benefícios e desvantagens de cada opção.

 O ideal é que a indicação do tratamento seja feita após uma avaliação individualizada do quadro de saúde da paciente, sempre considerando os possíveis benefícios e desvantagens de cada opção.

Como é feita a terapia de reposição hormonal?

A reposição hormonal pode ser feita através de comprimidos; esses remédios são hormônios sintéticos que aumentam o risco de trombose e da pressão arterial, pois o medicamento passa pelo fígado sofrendo modificações.

Existem também os adesivos e o gel, que são hormônios naturais, iguais aos produzidos pelo corpo da mulher; Nesses métodos há muito esquecimento do uso pelo paciente, que acaba abandonando o tratamento em até três anos.
A outra forma de reposição hormonal é o implante, que também é hormônio natural; ele tem a comodidade de liberar hormônio na corrente sanguínea durante um ano, de forma regular.

O implante hormonal hoje e a melhor alternativa aos outros métodos porque ele só e trocado uma vez por ano, na maioria das vezes.

Quais as vantagens da terapia de reposição hormonal?

A realização da terapia hormonal na menopausa , Quando bem indicada por um ginecologista ameniza os diversos sintomas da queda de produção hormonal e ainda apresenta vantagens, como, por exemplo:

  • Redução dos sintomas vasomotores, que incluem as ondas de calor;
  • Menor sensibilidade e incômodo no trato urogenital;
  • Menores chances de desenvolver câncer no intestino;
  • Prevenção da osteoporose, que afeta predominantemente mulheres na menopausa, diminuindo o risco de fratura;
  • Aumento da libido e da satisfação sexual;
  • Melhora da qualidade da pele, que tende a ficar ressecada na menopausa.
  • Diminui o risco cardiovascular.
  • Reduz a insonia
  • Melhora o humor
Terapia de Reposição Hormonal

A reposição hormonal e a grande arma para tratar sintomas e diminuir risco para a saúde devido a queda de hormônios no climatério.

Leia também:

httpss://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_TRH_0504.pdf

12 respostas

  1. Eu faço reposição hormonal através do adesivo e posso dizer que foi a melhor coisa que já me aconteceu, além de eliminar os fogachos melhorou a insônia, melhorou o humor e voltou meu líbido, me sinto melhor que antes .

  2. Estou passando pela menopausa,alguns dizem não tome hormônio,mais não aguento passar por tantas coisas que estou passando e se for pra aliviar vou tomar sim e que Deus abençoe a todas as mulheres que passam por está terrível fase…

    1. Bom dia Lucelma, a reposição hormonal é aprovada quando bem indicada, pode resolver seus problema de menopausa

  3. Tenho 63 anos e nunca fiz reposição hormonal, entrei na menopausa com 34 anos ( histerectomia total), é possível fazer a reposição agora?

    1. Bom dia Valesca teoricamente vc não pode mais fazer reposição hormonal pois vc tem quase 30 anos de menonopausa

  4. Faço reposição hormonal modulada , manipulada com, teostesterona, estradiol , estriol, progesterona, Dermathu base.sinto muitas dores de cabeça e tonturas, sei que é o estrogênio que faz cair a pressão.
    Gostaria de opinião , sendo que minha medica não atende celular , consulta só no mês de outubro
    Obrigada

    1. Bom dia Lúcia Helena, o ideal é parar a reposição e procurar um ginecologista

    1. Boa tarde Sra Fátima, atualmente tem se permitido tratamento hormonal até 65 anos, mas temos outras alternativas para melhorar seu hormônios. Marca uma consulta comigo, sou ginecologista, mastologista ultrassonografista há 30 anos, atendo Unimed e Particular fone e whatsapp 027 999692273

  5. eu já fiz reposição ormonal 6 anos.tomei tibolona e outros.depois que fis estercctomia total.nao resolveu meu problema.sempre com taxa original baixa.ja fã 14 anos que não faço nada parei.Dr ainda tem como resolver meu problema?? não tenho libido mais tenho ressecamento vaginal e atrofia.men responde por favor.estou em tratamento pra depressão já fas mais de 20 anos atrás 😢

    1. Boa tarde Sra Marlene, a Tibolona não é a reposição hormonal mais indicada, teria que rever seus exames, ajustar os hormônios ai melhorar libido, ressecamento vaginal e outros sintomas da menopausa. Marca uma consulta comigo, atendo Unimed e Particular fone e whatsapp 027 999692273

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *